Tupi Paulista – Procrastinação
A procrastinação é a protelação do ato. Acontece, por exemplo: quando você deixa um assunto para resolver depois. De certa forma, é um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades, mas em outros casos, principalmente quando isso se torna corriqueiro, chega a ser prejudicial.
A palavra procrastinar é originada do latim procrastinatus. Pro quer dizer “à frente”. Crastinatus, por sua vez, significa “de amanhã”. A etimologia é mais uma curiosidade, já que é difícil compreender o significado do termo apenas pela tradução. Saiba, então, que procrastinar é a ação de adiar algo ou prolongar uma situação.
Postergar, retardar, atrasar e prorrogar são alguns sinônimos. Nossa vida precisa ser vivida a cada dia passo a passo, se eu deixar para amanhã isso pode acumular e ficar ainda mais difícil a caminhada que seria natural.
Não podemos esperar chegar no fim do caminho para aproveitar toda a paisagem que tem ao seu redor. Pode parecer que procrastinação é “coisa de gente preguiçosa”. Mas na verdade não é bem assim, essa conduta pode ter causas psicológicas e fisiológicas.
A procrastinação pode impactar sobre a vida pessoal. Por exemplo: as relações com os amigos e familiares pode ficar comprometida, uma vez que é comum o procrastinador não encontrar tempo ou não conseguir organizar a agenda para se fazer presente, nos momentos combinados.
Isso pode afetar o ambiente de trabalho, trazendo grandes malefícios, por não cumprir prazos, comprometendo o grupo, o empregador e clientes, em cada caso. O ato de procrastinar pode fazer mal à saúde e qualidade de vida. o indivíduo começa a se sentir mal, angustiado, sem energia e sobrecarregado.
Esses sentimentos, por sua vez, podem provocar estresse e ansiedade, ocasionando quadros de depressão e outras doenças.
O impacto na saúde também acontece porque o procrastinador sempre deixa aquela consulta ou exame médico para depois. Ou, então, fica prometendo iniciar a dieta e a rotina de exercícios físicos, mas nunca faz. Esta ficando muito claro quem é o procrastinador, ou está ao nosso lado ou dentro de nós.
Precisamos combater com coragem esse mal que afeta tanta gente e pode mudar vidas com uma simples organização diária das rotinas, o tempo existe, basta saber priorizar e mais, iniciar e concluir cada tarefa, por mais simples que seja. É um dos caminhos! Mas, procurar ajuda, nunca é demais, só não é cabível continuar procrastinando mesmo sabendo dos malefícios.
Antonio Luciano Teixeira