OESTE PAULISTA

Atvos investe em infraestrutura para combate a incêndios

A Atvos, uma das principais empresas de biocombustíveis do país, reforça sua responsabilidade socioambiental com diversas ações nos seus polos agroindustriais para conscientizar a população sobre os cuidados para evitar e combater incêndios. Assim, nesta safra de 2023/2024, a companhia se une à CFB (Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros do Estado para apoiar a campanha #ZeroIncêndios desenvolvida pela Udop (União Nacional da Bioenergia).
Durante o inverno, o tempo seco e a escassez da chuva contribuem para o aumento da ocorrência de incêndios e favorecem a propagação de queimadas, que causam muitos prejuízos e, principalmente, ameaçam a segurança e a saúde das pessoas e do meio ambiente. Segundo dados do Monitor do Fogo, divulgados pelo MapBiomas, rede de organizações que fazem o monitoramento das áreas queimadas no país, mais de 16,3 milhões de hectares foram queimados em 2022.
“De junho a setembro, o risco de queimadas aumenta principalmente no Sudeste e Centro-Oeste, onde atuamos com nove unidades agroindustriais. A seca nessa época do ano facilita para que chamas se espalhem do campo para as áreas urbanas, por isso, também é nosso dever contribuir para informar e capacitar as comunidades dessas regiões mais vulneráveis sobre como é possível prevenir focos de incêndios e, em caso de ocorrência, como agir e a quem recorrer”, afirma Ayslan Fingler, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Polo Sul da Atvos.
Entre as medidas adotadas está a conscientização diária dos mais de 1,6 mil colaboradores da Unidade Conquista do Pontal (UCP), localizada em Mirante do Paranapanema, em São Paulo, para que eles multipliquem o conhecimento adquirido para familiares e amigos. Além disso, a empresa reforçará a divulgação da campanha na região com a instalação de outdoors, cartazes e faixas em lugares estratégicos e distribuição de panfletos.
Também estão previstas atividades de simulação, identificação e combate ao fogo controlado; e visitas e palestras sobre os impactos das queimadas, destacando dicas básicas de prevenção e atitudes que cada pessoa pode adotar em prol da segurança da comunidade e do meio ambiente, entre as quais:
Não realizar queimadas nos terrenos;
Manter terrenos sempre limpos;
Não queimar lixos e resíduos. Colocar esses materiais em sacos e deixar em local adequado para a coleta;
Criar aceiros em caso de residência no campo (faixas sem vegetação ao longo das cercas e estradas que ajudam a proteger seu terreno contra as chamas);
Não jogar bitucas de cigarro em qualquer lugar;
Manter terrenos livres de materiais que alastram fogo, como vidros, latinhas e embalagens metalizadas de alimentos;
Não soltar balões;
Em caso de fogo, não se arriscar: acionar as autoridades competentes e informar a localização da ocorrência;
Acionar o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou a Defesa Civil no telefone 199.
Comprometida com a segurança, a empresa já adota medidas efetivas para combater incêndios em suas operações, onde a colheita é 100% mecanizada, estando vetada a prática da queima da cana-de-açúcar. Por precaução, também são adotados procedimentos rigorosos para evitar que o fogo se inicie, por exemplo, a medição a cada hora da temperatura das colhedoras com um termômetro digital a laser. Caso ela esteja acima do normal, o veículo é encaminhado para avaliação mecânica na hora, evitando riscos. Além disso, todas as unidades da companhia integram o Pame (Plano de Auxílio Mútuo Emergencial), grupo formado por empresas, governos e comunidades para auxiliar de forma integrada no atendimento emergencial a incêndios e queimadas nas localidades onde atuam.
Infraestrutura robusta
Embora o foco das ações seja a prevenção, a empresa possui uma estrutura completa com profissionais treinados na Unidade Conquista do Pontal, que possui cerca de 150 colaboradores capacitados para evitar e auxiliar no combate a incêndios. Além disso, a usina conta com uma frota composta por cerca de 20 veículos, entre caminhonetes, carretas, cavalos mecânicos e tratores, além de sistemas avançados para atuação contra incêndios e equipamentos, como motobombas, sopradores, enleiradores, aceiradores, mangueiras e kits LGE (Líquido Gerador de Espuma, um produto não-tóxico e biodegradável utilizado para extinguir as chamas com mais rapidez) nos caminhões, entre outros.
Para a safra 2023/2024, a Atvos investiu em uma inovação nos caminhões das brigadas agrícolas de todas as suas unidades. Graças ao Avante, um programa estruturado para incentivar os colaboradores a participarem com ideias para melhorar as operações da companhia, cerca de 25 veículos contam, a partir de agora, com um canhão d’água automatizado em sua estrutura. “Trata-se de um dispositivo no qual foi empregado uma alta tecnologia para combater os focos de incêndio com maior precisão, além de proporcionar ao brigadista uma segurança ainda maior, uma vez que ele não precisará mais subir nos caminhões para operar o canhão de forma manual. Desta forma, a companhia reforça seu compromisso de prevenção e combate às ocorrências de forma rápida e segura, além de apoiar as comunidades locais, sempre que necessário”, explica Ayslan.
Campanha #zeroincêndios
A campanha #ZeroIncêndios da Udop tem como objetivo mostrar o papel sustentável e muito ligado às questões ESG do setor sucroenergético, e reforçar que a prática de incêndio é crime, prejudica a biodiversidade e traz prejuízos financeiros e riscos à saúde e à vida de todos. Peças como panfletos, cartazes, faixas, outdoor, busdoor e posts para redes sociais fazem parte da comunicação e serão utilizadas pela Atvos e demais parceiros ao longo do ano. A empresa também fará inserções nas rádios locais, a fim de trazer o tema para um amplo debate e estimular na população atitudes de prevenção. Vale destacar que uma delas é ter sempre à mão os contatos das autoridades preparadas para atuar contra qualquer indício de fogo: Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil (199).
Apoiadores regionais
Oeste Paulista: CFB (Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros do Estado.
O Imparcial de Prudente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *