Problemas com armazenamento de materiais de obra? Saiba como protegê-los
[ad_1]
Material estragando nunca mais. Evite desperdícios! O armazenamento adequado dos materiais da sua obra podem fazer você economizar, e muito! Para que isso aconteça, é importante conhecer bem cada item do seu canteiro de obras, mantê-los organizados e seguir sempre as instruções do fabricante.
Compartilhar essas informações com todos que estão envolvidos na construção, também vai ajudar a economizar não só recursos materiais, mas também tempo. Separamos dicas incríveis de armazenamento para diferentes tipos de materiais. Então já prepare papel e caneta aí, para anotar todas as nossas dicas!
1. Armazenando telhas cerâmicas
Você sabia que até as telhas da sua casa precisam ser armazenadas corretamente antes da aplicação? Apesar de ser um produto para área externa, que em geral, sempre está exposto à intempéries do tempo, as telhas cerâmicas têm maior durabilidade quando armazenadas e protegidas embaixo de lonas plásticas.
2. Materiais perecíveis, como cimento e cal
Quando o assunto é material perecível, todo cuidado é pouco. Eles devem ser armazenados durante um período máximo de 30 dias, para não comprometer o material. Cimentos e Cal, por exemplo, precisam estar em locais secos, cobertos e arejados, para não sofrer com a ação da chuva, umidade e sol excessivo.
Uma dica muito boa é não empilhar sacos de cimento diretamente no chão, no máximo 10 sacos por coluna. Isso para evitar que o material absorva umidade. Ah, e para evitar ressecamento das massas, armazene uma ao lado da outra, reduzindo a circulação do ar entre os sacos.
3. Tintas, seladores e argamassas
Já ouviu falar nas substâncias tóxicas ou inflamáveis que compõem as tintas? Quando abafadas e isoladas, além de fazer mal ao nosso organismo, podem oferecer perigo de incêndios. Por isso, a forma certa de armazenar esses materiais é em locais bem ventilados e de preferência longe de materiais combustíveis, fontes de calor ou eletricidade.
4. Materiais para instalação elétrica
Com os materiais elétricos é importante redobrar a atenção. O mais indicado é armazená-los mantendo a distância entre fios finos e grossos. Isso evita a mistura dos materiais em caso das pilhas se deslocarem. Uma dica boa é colocar esses materiais armazenados em caixas, dentro de locais cobertos e secos.
5. Peças em madeira e em aço
Ripas, caibros e tábuas de madeira precisam ser armazenadas pelo menos 150mm acima do chão, empilhadas em cima de vigas de tijolo, para não encostar nem formar curvatura. Assim, seu armazenamento vai garantir que os materiais não fiquem empenados. E para que as placas de aço não oxidem, evite deixá-las em espaços úmidos.
Veja também!
O armazenamento correto evita desperdícios e garante inumers economias
Gostou das dicas? Siga esse passo a passo para evitar desperdícios na sua obra e manter a qualidade dos produtos comprados.
[ad_2]
VEJA AQUI